Gerência de inspeção animal da Adapec apresenta avanços histórico na produção de alimento das agroindústrias

O setor é responsável pelo registro e fiscalização das empresas de produtos de origem animal que comercializam no estado e no Brasil.

 

 

 

A inspeção de produtos de origem animal garante a qualidade e a segurança dos alimentos, contribuindo para a saúde pública. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem o setor responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para executar as ações. Nesta sexta-feira,20, os responsáveis pelos programas se reuniram para apresentar a cronologia dos avanços históricos das agroindústrias no Tocantins.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que os dados são o retrato do desenvolvimento econômico que demonstram o quanto o setor avançou. “Estamos com uma equipe capacitada para orientar e colaborar com a inspeção dos produtos de origem animal, temos 46 estabelecimentos registrados onde atuamos de forma diária e/ou periódica para garantir alimentos inócuos e o crescimento e o desenvolvimento da produção”, destacou.

O gerente de inspeção animal, Antônio Caminha, ao falar sobre a ascendência na produção de produtos carnéos, lactéos e pescado, esclareceu sobre a importância da atividade para a economia do Estado. “A inspeção é realizada nos estabelecimentos desde a obtenção, manipulação, beneficiamento até o transporte dos produtos de origem animal, faz um grande trabalho e colabora com a geração de emprego e renda”, avaliou.

Em 2024, de janeiro a outubro, na área de lácteos foram processados nas indústrias 36 milhões de litros de leite que gerou aos produtores R$ 90 milhões. Neste mesmo período, nos frigoríficos foram abatidos 108 mil bovinos e 21,7 milhões de aves. A produção anual de pescado deu um salto gigantesco passando de 113.146 quilos em 2019 para 638.344 quilos em 2024.

A novidade apresentada foi sobre empresas registradas com produtos de uso industrial (2 curtidoras) e de uso técnico (2 laboratórios-soro fetal), que juntas alcançaram mais de R$ 41 milhões em negociações.

Além do SIE, a Gerência de Inspeção Animal também é responsável pela adesão das empresas ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do selo artesanal e o selo arte.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.