Ponte sobre o Rio Tocantins, entre Porto Nacional e Fátima, recebeu estruturas de concreto que garantirão segurança no transporte de cargas da região central para modais de distribuição.
O Governo do Tocantins começou a instalar, no final deste mês de maio, mais vigas pré-moldadas para dar continuidade nas obras de construção da ponte sobre o Rio Tocantins entre os municípios de Porto Nacional e Fátima. A obra recebeu investimento de R$ 149 milhões do Governo Estadual em parceria com o Banco de Brasília e está com mais de 65% de sua estrutura concluída, sendo a maior obra de infraestrutura em andamento no Tocantins.
“A instalação dessas vigas demonstra a seriedade com que o nosso governo vem executando esta obra, super importante para a mobilidade dos portuenses, fatimenses e todos que precisam daquela ponte, além do escoamento da produção na região central do Estado. Ela liga rodovias a outros transportes multimodais como a ferrovia e terminais portuários”, afirma o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacando a importância da obra.
Para o engenheiro da Agência Tocantinense de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Celso de Oliveira, que também é suplente da fiscalização do serviço de construção da ponte, a obra está bem adiantada, a fundação já está sendo finalizada e os pilares do lado de Porto Nacional já estão todos prontos, faltando apenas o lançamento das vigas pré-moldadas. “A fase de lançamento de viga está programada para ser concluída até a primeira quinzena de agosto, além da conclusão do balanço sucessivo, que liga a parte de Porto. Ficará faltando apenas o lado de Fátima, que também já está bastante adiantado”.
O engenheiro Douglas Pereira está à frente das obras. Ele é funcionário da Rivoli do Brasil SPA, empresa responsável por executar a construção da ponte, e destaca que neste mês de junho serão concluídas todas as fundações da ponte sobre o Rio Tocantins e acrescenta que a fundação é o elemento estrutural que transfere as cargas da ponte para o solo.”Devido às cargas atuantes nessa ponte, foi necessário fazer alguns elementos circulares geometricamente parecidos com as colunas da edificações, só que elas são escavadas e concretadas em solo”.
A estrutura de concreto da ponte que está sendo construída sobre o Rio Tocantins possui 1.088 metros, além do encabeçamento de 200 metros de cada lado, totalizando 1.488 metros. “Essa ponte tem dois pórticos centrais em rio, cujo a superestrutura é composta por Balanços Sucessivos, que permitem ter um vão livre de 153 metros sem pilares e altura em relação ao N.A. de 25 metros executada no intuito de atender um gabarito de navegação de 137 metros x 15 metros (pode-se observar a estrutura com 99% concluída já do lado de Porto Nacional). Isso também é algo que diferencia muito esta Obra de Arte Especial de outras pontes. Está sendo um privilégio para a Rivoli do Brasil SPA contribuir com este momento histórico do Tocantins”, reforça o engenheiro Douglas Pereira.