Profissionais do projeto Fantour realizaram passeios de ecoturismo e turismo de base comunitária no jalapão e nas serras gerais.
Divulgar o Tocantins por meio do turismo é um dos principais caminhos adotados pelo Governo do Estado para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios com atrativos turisticos. Nesse sentido, a gestão estadual, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) recebeu 11 operadores e agentes de viagens para o Famtour realizado pela CVC em parceria com o Sebrae Tocantins com destino ao Jalapão.
Com destino ao Parque Estadual do Jalapão, com o objetivo de apresentar as belezas naturais da região, a agenda dos viajantes iniciou com uma visita ao Distrito de Taquaruçu no último dia 24. Os participantes do Famtour tiveram a oportunidade de vislumbrar a paisagem da região com uma descida de tirolesa, uma vivência cultural no Pote de Ouro e uma experiência gastronômica na Vila dos Sabores.
Os empresários dos receptivos Jalapão 100 Limites, Cleib Filho, e Taquarutur, Verônica Oliveira, a Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, Walbenia Lemos, e o presidente da ABAV Tocantins, Rodolfo Ferreira recepcionaram os convidados para o jantar. “Destacamos a importância dessa parceria com o Estado do Tocantins, em nome do secretário Hercy Filho e do Sebrae, que tem realizado várias ações para melhorar o nosso turismo, o Jalapão bem como outros destinos com um grande potencial turístico”, afirmou Cleib Filho.
Vivências
A aventura do grupo continuou no dia 25, rumo à Pedra Furada, na região de Ponte Alta do Tocantins. Representando a CVC Região Norte, a analista de produtos, Larissa Bueno, relatou a importância da experiência, sobretudo por ser a primeira vez no Tocantins. “O Famtour é uma maneira de conhecer o fornecedor, os serviços e o atendimento. A experiência de todo o roteiro de ecoturismo vai facilitar ainda mais vendas, sanando as dúvidas de toda a equipe. Durante esses dias, pude ver os agentes tendo outra percepção e superando as expectativas do destino”, observou.
A agente de viagem de São Paulo, Elsa Miranda, se mostrou impressionada com o destino. “Eu acredito muito em Famtour porque a gente vivencia. Porque o nosso objetivo como agente de viagem é encantar o passageiro, se eu encantar esse passageiro, ele pode me trazer muito mais passageiros”, explicou ressaltando que embora não se considere uma pessoa do ecoturismo topou o convite para conhecer o Jalapão e se encantou com o destino.
No sábado, 27, os viajantes puderam conhecer os encantos dos fervedouros, passando pelos fervedouros Buritis, Ceiça e Buritizinho. A vivência na comunidade Quilombola Mumbuca, berço do Capim Dourado, foi a atração que emocionou a todos. “Eu poderia ficar o dia todo aqui”, destacou Fernanda Tanus, de Itapeva (SP). A visitação do dia foi encerrada com o banho nas águas cristalinas da Cachoeira do Formiga.
Para encerrar a programação, domingo, dia 28, o grupo conheceu o Fervedouro Jatobá, no Parque Encantado.
O secretário de Turismo, Hercy Filho, avaliou que a visita dos agentes e operadores ao Tocantins, com as vivências nos atrativos, resultará em mais visitações ao Estado, e fomentará ainda mais o turismo tocantinense. “A estruturação dos nossos destinos, a qualificação do trade e as ações promocionais têm sido prioridade do governo Wanderlei Barbosa, para que possamos, num futuro próximo receber turistas de todas as partes do mundo”, pontuou Hercy Filho.
Famtour
Entre janeiro e abril, a CVC promoveu ações a agentes e operadores de turismo de todo o Brasil. Entre os estados visitados neste ano, destacam-se o Ceará, a Bahia e o Tocantins.
“A importância de um Famtour para o agente de viagens é simplesmente vivenciar o lugar para que possa vender com mais propriedade, com mais segurança. Então, tendo essa experiência, a gente consegue agregar muito mais para que a gente possa encantar cada vez mais o cliente, porque a gente vende sonhos, na verdade. E isso faz toda a diferença para que a gente possa passar isso adiante para o nosso cliente, para que ele possa cada vez mais propagar o nosso turismo, que é tão lindo e tão maravilhoso”, afirmou a consultora de atendimento da CVC, Lidiane Blumtritt.