Governo do Tocantins promove evento nacional de inovação tecnológica nas escolas públicas

Evento realizado em Brasília garantiu participação de representantes de diversos estados do país e a construção de parcerias para implementação de ações.

 

O Workshop Cultura Digital: paradigmas da tecnologia e inovação para educação foi promovido pela Agência de Tecnologia da Informação, nesta terça-feira, 11, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento reuniu empresas, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia e de educação de todo o país em torno de uma programação sobre desafios e construção de soluções para a modernização dos sistemas de educação pública.

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb) e a programação foi desenvolvida pela Network Eventos. Foram abordados temas essenciais para a transformação digital na educação, entre eles, destacam-se: Soluções de TIC e inovações para educação; Compras Públicas de TIC: Gerenciando riscos em ambientes multimodais com apoio da IA, Transformação Digital do estado Brasileiro, além de cases de sucesso.

O presidente da ATI, Alírio Félix, destacou que a instituição tem trabalho na transformação digital do Governo do Tocantins em todas as áreas, principalmente naquelas que são prioritárias para o desenvolvimento do Estado, como é o caso da educação. “Estamos conhecendo inovações que já estão sendo implementadas em outros estados do Brasil e que podem agregar ao processo de modernização das escolas pelo qual a rede estadual de ensino já está passando. Com as oportunidades que conhecemos aqui vamos fomentar ainda a entrega de ferramentas modernas para a educação pública no Tocantins”, afirmou.

Uma equipe da Secretaria de Educação (Seduc) do Tocantins participou do evento, conhecendo as inovações tanto para a área de gestão, quanto para a pedagógica. O secretário da Seduc, Fábio Pereira Vaz, destacou que a inserção da cultura digital nas escolas é um dos principais desafios no sistema educacional do país e que, no Tocantins, superar as barreiras faz parte das prioridades da gestão.

“Momentos como esse que oportunizam conhecer novas práticas e experiências é enriquecedor. Nossa equipe e a equipe da ATI atuam de forma integrada, buscando as soluções para romper todas as barreiras necessárias para que as nossas escolas promovam a inserção de crianças e jovens na cultura digital, de forma responsável, segura, oferecendo a elas o conhecimento tecnológico que precisam. No Tocantins, estamos garantindo esse nível de aprendizado aos nossos estudantes”, destacou.

 

Integração nacional e oportunidades

O Workshop foi realizado em Brasília com o objetivo de ampliar a presença dos patrocinadores e do público de outros estados do país, essencial para ampliar as inovações apresentadas e a troca de experiências necessárias à implementação das ações. O secretário da Serb, Carlos Manzini Júnior, destacou que promover a integração dos estados em torno da pauta fortalece as políticas públicas para a área.

“A transformação digital é uma prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa em todas as áreas. Nesse evento identificamos como os Estados podem estar na vanguarda das inovações tecnológicas no setor educacional, e, promovendo o Workshop, o Tocantins se integra ao movimento de modernização das escolas públicas em todo o país. Sempre buscando alinhamento com outros estados que caminham na mesma direção, sabendo que as políticas públicas são fortalecidas quando trabalhadas em conjunto”, destacou Carlos Manzini Júnior.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.