Governo do Tocantins realiza mais duas edições da Feira da Colheita, entre os dias 2 a 7 de junho

As feiras, que estão previstas para ocorrer em todas as regiões do Estado, têm como objetivo levar tecnologias desenvolvidas para atender a agricultura familiar.

Nos dias 2 a 4 de maio, a Feira da Colheita foi recepcionada pelo município de Combinado, com dezenas de expositores e palestras técnicas, que atraiu agricultores da região e comunidade, e nos dias 5 a 7 de maio, ocorreu a quarta edição, no município de Palmeirópolis, realizada durante a Exposição Agropecuária de Palmeirópolis (Expopalmeirópolis).

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), executada pelo convênio 936358/2022.

As feiras, que estão previstas para ocorrer em todas as regiões do Estado, têm como objetivo levar tecnologias desenvolvidas para atender a agricultura familiar.

O Ruraltins apresentou vitrines do sistema Embrapa,  hidroponia, aquaponia e piscicultura em tanque elevado, tecnologias que podem ser instaladas em pequenos espaços, visando aumentar a rentabilidade e garantir a produção para subsistência e geração de renda. Além disso, a feira serve como um espaço para os produtores rurais locais exporem e comercializarem seus produtos, oferecendo também palestras técnicas com temas específicos para cada região.

Combinado

De acordo com o engenheiro agrônomo Juvenil Silva Nascimento, chefe da Unidade Local de Combinado, a feira proporcionou ao nosso público a comercialização de seus produtos, atraindo mais consumidores locais e aumentando a renda dos produtores.

“As tecnologias apresentadas, juntamente com várias palestras do Ruraltins e da Embrapa, trouxeram mais conhecimento aos produtores da nossa região. Foi uma oportunidade de aprender na prática sobre os projetos instalados na feira, como vitrines de conhecimento em piscicultura, hidroponia e meliponicultura com a criação de abelhas sem ferrão”, expressou o agrônomo.

Kerolayny Cristiny, técnica do Ruraltins responsável pela organização das feiras, destacou que o evento superou expectativas em termos de expositores, capacitações e ofertas de produtos. “Tivemos dezoito feirantes vendendo entre bolos, pães de queijo, hortaliças, frutas, açafrão, mel, óleos, artesanatos, gramas, flores, rosas do deserto. E ainda, minicursos sobre o sistema Embrapa, meliponicultura, hidroponia e cama de cultivo. E, no decorrer dos dias, palestras sobre cana-de-açúcar, cria e recria, e outros temas dos quais atraiu a comunidade local e entorno,” detalhou a técnica.

Palmeirópolis

O técnico especializado do Ruraltins Célio Souza Nogueira, que palestrou sobre o sistema de criação de peixes da Embrapa, explicou a importância de abordar a metodologia utilizada para maior uso em pequenas áreas. “O sistema Embrapa vem fomentando a agricultura familiar com a criação de peixes, favorecendo também a produção de hortaliças e outros alimentos. Hoje, utilizamos o pallet na tecnologia para mostrar ao produtor que ele consegue fazer um tanque em pequeno espaço, utilizar a água para irrigar a hortaliça e outras culturas como a banana e a mandioca. O sistema Embrapa atende a agricultura familiar com uma tecnologia que pode ser construída pelo produtor, com acompanhamento do Ruraltins,” destacou o técnico.

Programação

A programação em Palmeirópolis segue nesta sexta-feira,7, com palestras abordando os temas: Pecuária Regenerativa, Oficina de transferência de colmeias de meliponeas , palestra sobre pulverização de herbicida inseticida e fungicidas por meio de drones, e ainda palestra sobre georeferenciamento e licenciamento ambiental.

 

Sobre as Feiras

O diretor de empreendedorismo do Ruraltins, Joaquim Urcino, está à frente deste evento e detalhou que as feiras fazem parte de um convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, executado pelo Ruraltins. Joaquim ressaltou que “o projeto é para atender o maior número de produtores do Estado, sendo realizadas em sessenta regiões, com o intuito de alcançar todas as cadeias produtivas da agricultura familiar, levar capacitações e oportunidades de mercado aos produtores locais, dessa forma fomentar os produtos regionais”, ressaltou o diretor.

A próxima edição está prevista para ocorrer na cidade de Paraíso, nos dias 12 a 14 de junho.

 

Parceiros em Combinado

Casa do produtor, Disk Leo, Empresa Brasileira Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

 

Parceiros em Palmeirópolis

Agropecuária Zoovet, AFAP-TO, Agrobones Aplicar, ElevaCred Agroengenharia, Leilopalmas, Prefeitura de Palmeirópolis, Sindicato Rural Palmeirópolis e São Salvador, Engie, Empresa Brasileira Agropecuária (Embrapa), e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.