Governo do Tocantins terá treinamento com o BID para fortalecer a atração de investimentos internacionais

Em encontro com órgãos do Executivo, instituição também apresentou suas possiblidades de financiamento e recursos não reembolsáveis.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai oferecer treinamento e consultoria para órgãos do Executivo na área de promoção e atração de investimentos internacionais. A proposta do banco foi apresentada ao Governo do Tocantins nesta terça-feira, 18, em uma reunião com agentes públicos realizada no Palácio Araguaia. A vinda dos representantes do banco foi uma devolutiva a uma visita que o governador Wanderlei Barbosa fez ao representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, na qual expressou pessoalmente o interesse em desenvolver um projeto entre o Governo do Tocantins e o BID.
De acordo com a instituição, o treinamento vai possibilitar que o Estado adquira as habilidades necessárias para estruturar uma agência estadual de atração de investimentos, possibilitando que o Tocantins atinja todos os seus objetivos quanto ao desenvolvimento de sua economia e sociedade.
O especialista líder em comércio e investimento do setor de integração e comércio do BID, Leonardo Lahude, explica que o banco já tem histórico de apoio ao Governo do Tocantins por meio de gestão fiscal e projetos de infraestrutura. O foco agora é no desenvolvimento econômico sustentável, com a atração de investimentos, promoção das exportações e melhoria do ambiente de negócios.
“A reunião foi útil para entender quais são as prioridades do Estado e, assim, estruturar algo relevante e impactante. Falamos sobre algumas possibilidades de investimentos, mas os produtos do Banco têm de ser adaptados às necessidades e às prioridades do Estado. Então, essa foi uma reunião para entendermos, de fato, as prioridades e, a partir daí, conseguir adaptar aquilo que podemos oferecer e apresentar como solução”, esclareceu Lahude.
De acordo com o planejamento apresentado, o treinamento para até 40 pessoas terá 40 horas de duração. Serão abordados temas como os modelos de agências que possam ser estruturadas; diagnóstico do ambiente e estratégia de promoção de investimentos.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, a orientação oferecida pelo BID vai possibilitar que o Estado possa elaborar propostas assertivas. “O BID nos traz possibilidades, não apenas de financiamento, mas também de recursos não reembolsáveis, para o desenvolvimento na área da agricultura familiar, turismo, habitação, infraestrutura e de inovação e tecnologia. Para isso, é preciso que foquemos em áreas prioritárias. Desse modo, a instituição também se dispõe a nos orientar na formulação do projeto e acompanhamento”.
Segundo o Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, há diversas possibilidades de parceria com o BID, “o importante é que nós respeitemos a vocação econômica do Tocantins, com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, é importante que haja alinhamento com os diferentes atores, respeitando a transversalidade, conforme orientação do governador Wanderlei Barbosa. Desse modo, a orientação e consultoria do BID para a elaboração de um projeto adequado é indispensável”, afirmou.
Participaram da reunião com o BID: Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro); Casa Civil; Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan); Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea); Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Secretaria de Parcerias e Investimentos; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); e Secretaria do Turismo (Setur).

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.