A ação mobilizou membros de duas igrejas da Capital e moradores do município de Dois Irmãos.
Para aumentar os estoques de sangue e atender as demandas que chegam até a Hemorrede Tocantins, o Hemocentro Coordenador de Palmas fechou uma parceria com as igrejas Celestial Church e Paz Church, além das igrejas estiveram no hemocentro no sábado, 27, os moradores do município de Dois Irmãos. No início desta semana o hemocentro realizou um chamamento devido a situação crítica dos estoques.
“Temos sofrido com a baixa nos estoques e essa semana mesmo tivemos que mobilizar a imprensa para nos ajudar nessa sensibilização, a Captação de Doadores tem trabalhado para fechar parcerias como essa, mas precisamos do apoio da sociedade e das instituições para que possamos ter um número de doações seguras para atender as demandas” ressaltou a responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Palmas, Robéria Fernandes.
A Igreja Reino Celestial Church foi uma das instituições que se mobilizaram para ajudar a Hemorrede Tocantins. “Essa é a segunda vez que estamos aqui fazendo doação de sangue, a iniciativa nasceu exatamente pela necessidade. Sempre vemos o Hemocentro solicitando doação de sangue e vimos que poderíamos ajudar, temos um trabalho social e incluimos a temática doação de sangue nesse trabalho e desde então temos mobilizados os irmãos para fazer sua doação”, explicou o pastor Luciano de Moraes.
Um dos doadores mobilizados foi o membro da Igreja Reino Celestial Church, Glauber, Welgo Batista América, 18 anos, que realizou a sua primeira doação. “A igreja começou essa campanha e sempre tive curiosidade apesar do receio de doer, mas decidi aderir e foi ótimo a doação foi muito tranquila e muito mais simples do quê imaginava, com certeza continuarei doando”, afirmou.
Mobilização
Os moradores do município de Dois Irmão também estiveram no Hemocentro, a iniciativa nasceu em 2020, idealizada pela enfermeira, Josy Tavares que desde então mobiliza e organiza a vinda dos doadores do município até Palmas.
“A ideia nasceu da necessidade dos próprios moradores que precisavam fazer algum procedimento cirúrgico e tinham essa dificuldade de conseguir a reposição desse sangue, com isso desde 2020 quando algum morador do nosso município precisa de doação, nos mobilizamos e a Secretaria Municipal de Saúde nos ajudou com o transporte e alimentação para vimos doar sangue aqui na capital”, explicou a enfermeira.