A equipe multiprofissional se mobilizou para promover a saída do hospital, com o intuito de minimizar o impacto da hospitalização ao paciente.
Sentir a brisa, respirar ar puro, cheiro da natureza, ouvir música e saborear um lanchinho especial. Estas foram as sensações proporcionadas pela equipe da ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) ao pequeno Benjamim Nunes, de cinco anos, que está internado há um mês na unidade, realizando tratamento de saúde. Na segunda-feira, 18, a equipe multiprofissional se mobilizou para que o passeio acontecesse e no final da tarde os profissionais de saúde juntamente com o paciente saíram da unidade hospitalar em direção ao Parque Cesamar, em Palmas.
A assistente social, Edileusa Brasileiro destacou a assistência humanizada ao paciente. “Foi uma vontade da nossa equipe multiprofissional de poder proporcionar a ele este momento. A pediatria nos move. Olhamos o paciente não somente com o diagnóstico clínico e sim uma pessoa com desejos, lembranças, histórias de vida. O Benjamim não enxerga, por isso pensamos em um passeio no parque para que pudéssemos elevar sua parte sensorial”, relatou.
Quem acompanha o Benjamim é a tia Lucrécia da Silva e falou sobre a ação. “Ajuda muito essa iniciativa, ele está a alguns dias no hospital, esse passeio auxilia a minimizar a internação, só tenho que agradecer aos profissionais pelo suporte”.
A aprovação também veio do pequeno paciente. “Eu gostei muito. Fiquei feliz em vir ao Parque. Obrigada a todos que cuidam de mim”, disse Benjamim, durante o passeio.
A psicóloga Hedrielly Fonseca explicou que, “uma ação como esta, tem um valor significativo para o emocional da criança, já que às vezes fica ansiosa com a hospitalização. O Benjamin é um paciente comunicativo, receptivo e inteligente”.