Estudantes-atletas conquistaram quatro medalhas no taekwondo e duas medalhas no karatê.
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) seguem rendendo bons momentos para a delegação tocantinense, que conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Na quarta-feira, 25, começou o segundo bloco da competição, com as lutas do karatê e taekwondo. Os estudantes-atletas da delegação do Tocantins conquistaram quatro medalhas no taekwondo e duas medalhas no karatê. As disputas de ambos os esportes encerraram na quinta-feira, 26.
O taekwondo teve início com as lutas femininas, que teve saldo de duas medalhas na Série Prata. Na categoria -59 kg, Dhully Emmanuelle Alves Lima, da Escola Estadual Castro Alves, de Araguaína, ficou com a prata. Na categoria -51 kg, Letícia Gonçalves Sobrinho, do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) – Unidade V, de Paraíso do Tocantins, ganhou o bronze.
Pela primeira vez nos JEBs, Letícia está empolgada com as vivências obtidas na competição. “Além de estar vindo em outra cidade competir, você ganha experiência e memórias também, tanto com pessoas, conhecendo a cidade e também na luta, porque dá para aprender coisas novas”. A jovem acrescenta que o esporte a ajudou a se tornar uma pessoa melhor. “Eu acredito que o taekwondo me trouxe respeito, responsabilidade e confiança”, destaca.
Ainda no taekwondo feminino, a estudante-atleta Jamille de Oliveira Borges Rebouças, da Escola Estadual Modelo, de Palmas, foi a 3ª melhor, na Série Prata, no poomsae, que corresponde à sessão em que são executados movimentos básicos de luta e outras técnicas, simulando uma luta. Já na modalidade masculina, o jovem João Pedro Rodrigues Aranha, do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína, lutou na categoria -61 kg e conseguiu o bronze na Série Bronze.
O técnico da equipe feminina de karatê, professor Jones Dean Moreira, ressalta que, para além do resultado das medalhas, a participação nos JEBs gera uma transformação positiva na vida dos estudantes-atletas. “Eu tenho certeza de que os jovens, a partir de hoje, já serão outros jovens, com outras perspectivas. E a valorização da educação somada ao esporte vai fazer com que esses jovens cresçam muito mais em tudo que fizerem na sua vida”, pontua.
Próximas modalidades
Os JEBs seguem até o dia 3 de outubro, com as disputas de xadrez, badminton, basquetebol, futsal, vôlei de praia, ciclismo, ginástica artística e natação.
Fim do primeiro bloco
Os últimos times tocantinenses a se despedirem da primeira metade da competição foram os de voleibol e handebol.
A equipe masculina de handebol, da ETI Professora Margarida Lemos Gonçalves, de Palmas, encerrou a temporada em 8º lugar na Série Ouro, enquanto a feminina, do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia, alcançou o 6º lugar da Série Bronze.
No voleibol, os meninos da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins, conquistaram o ouro na Série Cobre. Já o time feminino, do Colégio Santa Cruz, de Araguaína, ficou com o 6º lugar da Série Bronze.