Jovens optam por itens afetivos e sensoriais; kits de perfumaria lideram vendas e movimentam o varejo local.
A previsão feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que cerca de 126,9 milhões de brasileiros devem ir às compras para presentear no Dia das Mães este ano. No Tocantins, o cenário não é diferente e, faltando poucos dias para a data, muitos consumidores ainda buscam o presente ideal.
Escolher algo que encante as mães sempre exige sensibilidade, mas o desafio pode ser ainda maior para os integrantes da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012). Criados em um mundo digital, muitos desses jovens adultos mantêm uma relação mais independente ou até mesmo um pouco distante da família, o que pode tornar mais difícil acertar nos gostos e preferências maternas. No entanto, é justamente o perfil dessa geração que aponta a melhor direção: apostar em produtos que envolvam cuidado, bem-estar e estética sensorial, características fortemente valorizadas por esses jovens.
A tendência se confirma nos dados. Ainda segundo o levantamento da CNDL, os itens mais procurados para o Dia das Mães são perfumes (47%), seguidos por roupas, calçados ou acessórios (41%) e cosméticos (26%), um indicativo claro de que o cuidado pessoal segue sendo uma das formas mais populares de demonstrar carinho.
Esse comportamento é bem conhecido no setor de varejo local. Para o diretor comercial do Grupo Nícia, franqueado Grupo Boticário em Palmas, Rafael Pedreira, o Dia das Mães é um dos momentos mais fortes do calendário de vendas. “Como essa procura se repete ano após ano, o Dia das Mães se tornou o nosso ‘segundo Natal’. Reforçamos os estoques em todas as lojas e apostamos em kits exclusivos para a data, pensados para facilitar a escolha e encantar as mães com presentes afetivos e bem elaborados”, destaca Pedreira.
Combinando valor emocional, estética e acessibilidade, os kits de perfumaria têm se consolidado como a escolha ideal para consumidores que querem acertar no presente, especialmente entre os jovens da Geração Z, que buscam algo com propósito, beleza e significado. Neste Dia das Mães, uma das principais apostas do comércio tocantinense é o poder dos aromas, das memórias afetivas e do autocuidado para movimentar o coração e também as vendas.
Sobre o Grupo Nícia
Com 40 anos de história, o Grupo Nícia é referência em gestão de marcas no Tocantins, atuando com excelência nos setores de beleza, saúde, cultura e serviços premium. Fundado em 1985, em Porto Nacional (TO), o grupo atua com marcas consolidadas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, OUI e Clínica DVI Radiologia, além de comandar negócios próprios com forte identidade, como a Prado Lavanderia e a AMAN Galeria de Arte. Com uma atuação pautada pela inovação, responsabilidade e compromisso com as pessoas, o Grupo Nícia tem como missão transformar vidas e gerar impacto positivo duradouro na sociedade.