Presidente e ouvidor eleitoral participam do Coptrel, em Macapá (AP).
Presentes na 85ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em Macapá (AP), nesta semana, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, e o ouvidor regional eleitoral, ouvidor da Mulher+, juiz membro da Corte, José Maria Lima, destacam os esforços e união da Justiça Eleitoral em torno do pleito de outubro deste ano.
“Os temas discutidos no âmbito das eleições deste ano são de extrema relevância para a segurança do pleito, o que evidencia que a Justiça Eleitoral não tem medido esforços para a realização de um ato democrático que preze também pela credibilidade, agilidade e eficácia”, disse o desembargador João Rigo Guimarães.
Os trabalhos no 85º Coptrel começaram na quinta-feira, dia 6, com reunião preparatória conduzida por diretores-gerais dos tribunais. Na sexta, dia 7, a agenda foi dedicada aos presidentes.
Para o ouvidor regional eleitoral do Tocantins, o 85º Coptrel “ocorre em um momento muito importante para a nossa democracia”. “Isto se dá porque estamos a 120 dias das eleições municipais, quando serão eleitos os prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. Neste encontro, pudemos ver discutidos temas de indescritível importância para o bom e transparente desenvolvimento dos trabalhos destinados à realização das eleições”, citou.
“E pude, ainda, perceber que todos os presidentes de TREs presentes estavam irmanados na busca da realização de eleições limpas, honestas e transparentes, que propiciarão aos eleitores, em todos os rincões do nosso País, total liberdade do exercício do sagrado e constitucional direito de voto”, complementou.
Confira como foi a agenda do Coptrel nesta sexta-feira, dia 7.