Primeiro Conselho Comunitário de Segurança Rural é criado no Projeto São João de Porto Nacional

Também foram certificadas 45 pessoas no Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS).

 

 

O Tocantins teve eleita neste sábado, 15, a diretoria do primeiro Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Rural do Estado. A eleição, por aclamação, ocorreu na Escola Municipal Ercina Monteiro Pereira, no Projeto São João de Porto Nacional, e reuniu dezenas de moradores interessados em contribuir com o fortalecimento da segurança pública na região do São João.

 

Na ocasião, o diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa,  afirmou que se trata de um marco e que, com certeza, o conselho terá grande contribuição para o debate e solução de problemas. “Agradecemos imensamente a cada um que deixou sua casa para se juntar a nós na busca de melhorias para o Projeto São João. Depois da posse, vocês estarão legitimados a atuar como conselho e, com certeza, terão grandes resultados. Vemos muito potencial neste Conseg porque temos pessoas que, de fato, são engajadas. Este será o primeiro conselho rural do Estado, mas com toda certeza será modelo para muitos outros”, avaliou o tenente-coronel.

 

O presidente eleito Welington Pereira agradeceu pela confiança. “Agradecemos a todas as autoridades que estiveram aqui hoje, nos ensinando como atuar, a toda a comunidade e reforçamos que colocamos nosso nome em prol do bem de todos. Esse é um projeto muito bonito que pode ser exemplo até para o Brasil. Agradeço a oportunidade e a confiança”, disse o presidente.

 

Eleito membro do Conselho Fiscal, Jairo Muniz também fez uso da palavra e fez questão de falar sobre a importância da união da comunidade. “Hoje a gente entende que se nós dermos as mãos amanhã nossos filhos vão agradecer e essa terra será cada vez mais valorizada porque aqui terá tranquilidade para a gente viver”, destacou.

 

Quem também fez questão de dar sua contribuição e, mesmo com dificuldade de locomoção, foi à reunião foi o senhor José Ayres da Luz que atuou como delegado de polícia por 22 anos. “Esse momento é muito importante e eu quero sempre que tenha segurança neste local. Sei que a população, de mãos dadas com a polícia, tem melhores resultados”, afirmou.

 

Cacs

 

Antes da eleição, a equipe da Diretoria de Polícia Comunitária qualificou os moradores no Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), que é uma etapa para a implantação do Conseg.

 

O curso teve carga horária de 4 horas/aula e abordou os conceitos e fundamentos de Polícia Comunitária, Sistema de Segurança Público Brasileiro, Canais de Comunicação com as Forças de Segurança e outros. O conteúdo programático foi apresentado pelo tenente-coronel Carlos Magno, subdiretor de Polícia Comunitária delegado Antônio Neto, delegada Susana Fleury, delegada Ceila Maria Mendonça e pelo bombeiro militar que atua na Polícia Comunitária João Marcos Silva Mota. A delegada Cinthia Lima dirigiu o processo eleitoral juntamente com o diretor de Polícia de Comunitária.

 

Ao todo, 45 moradores receberam o certificado e estão qualificados a atuarem voluntariamente, em parceria com as polícias, no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social.

 

O evento contou com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

Chapa eleita

 

PRESIDENTE

Welington Pereira

 

VICE-PRESIDENTE

Waldemir Martins Junior

 

1ª SECRETÁRIA

Rafaela Dias

 

2ª SECRETÁRIA

Leidiane Pereira

 

1° TESOUREIRO

Roberto Caetano

 

2° TESOUREIRO 

Maria Morques de Silva

 

CONSELHEIROS FISCAIS

Nilson Ontônio Mutz

Daniel José

Jairo Muniz

 

MEMBROS NATOS

Agente de Polícia Civil Alexandre Magno de Medeiros

Sargento Graciliano Batista da Silva

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.