Governador Wanderlei Barbosa e o Secretário de Turismo, Hercy Filho, participaram do evento nesta quinta-feira,15, em Natividade e Tabocão.
O evento de maior representatividade religiosa tocantinense é celebrado todos os anos e reúne milhares de visitantes movidos pela fé e gratidão. As Romarias recebem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur). O Secretário de Turismo, Hercy Filho, e a esposa Marizete Rodrigues, estiveram ao lado do governador Wanderlei Barbosa e da primeira-dama, Karynne Sotero, durante as celebrações que aconteceram nesta quinta-feira,15, em Natividade e Tabocão.
A grande missa em homenagem ao Senhor do Bonfim, em Natividade, a 233 km da capital, marcou o evento no dia em que o Santo é celebrado, reuniu autoridades municipais e estaduais, além de milhares de romeiros, fiéis e visitantes, que adoraram ao Senhor entoando canções, fazendo preces e agradecimentos por graças alcançadas. O Padre Alessandro Campos também participou da missa solene e entusiasmou os fiéis com suas canções de sucesso nacional.
Durante a missa, o governador Wanderlei Barbosa anunciou uma novidade a todos os romeiros, após pedido do Padre Leomar Sousa, Reitor do Santuário Bonfim, durante a celebração.
“A data do Senhor do Bonfim será feriado estadual a partir de 2025, e isso envolverá toda a comunidade de Natividade, Tabocão e Araguacema, e fico muito feliz de participar com a população. O governo do Tocantins é parceiro dessas festividades e não poderíamos deixar de prestigiar”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
De acordo com o secretário da Setur, Hercy Filho, o governo está presente em todas as manifestações religiosas do Estado, tanto católicas quanto evangélicas. “Nós estivemos em Natividade, Araguacema, Tabocão, além das festas de Nossa Senhora D’Abadia em Taguatinga. São eventos que atraem milhares de pessoas, o que contribui também para fomentar a economia nos municípios”, comentou o Secretário de Turismo, Hercy Filho.
Natividade
A fé e a emoção se misturam com a tradição secular, que levam os devotos a caminhar por 23km em direção ao Santuário. Muitos pagando promessas, outros fazendo suas preces. Há também os que vêm de outras cidades do Estado prestigiar a solenidade e agradecer pelo momento.
“Para mim é um privilégio estar aqui. Venho de Gurupi agradecer ao Senhor do Bonfim pela saúde, pela minha família e pedir a proteção dele”, disse a devota Maria Fernandes, que participou com a família.
“Ver essa quantidade de pessoas aqui, de todas as partes, não tem outra explicação se não a fé”, afirmou o Padre Leomar Sousa da Silva – Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim.
A programação conta com missas, novenas, procissões, terços e shows com artistas religiosos, e se estenderá até o dia 17.
Tabocão
Após a missa em Natividade, o governador Wanderlei Barbosa e o Secretário Hercy Filho, participaram da procissão, que saiu da igreja Nossa Senhora Aparecida, rumo ao morro do Bonfim, em Tabocão, a 156 km de Palmas, onde também aconteceu a missa solene em homenagem ao Senhor do Bonfim, num percurso de 1,5 km.
A missa marcou o fim das festividades em honra ao Senhor do Bonfim, que teve início no dia 08 de agosto.
Além do festejo da 45ª Romaria do Senhor do Bonfim, também ocorre a 14ª ExpoTabocão, com cavalgadas e uma vasta programação cultural.