O evento busca discutir a gestão da saúde, aspectos da educação, pesquisa e vigilância em saúde para os municípios.
A mortalidade materna e os fluxos de acesso à reabilitação são temas apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) na 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) Capim Dourado. O encontro acontece em Palmas, na terça-feira, 23, das 8h30 às 18 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Durante a atividade, os representantes da Pasta irão abordar a situação da Linha do Cuidado de Sobrepeso e Obesidade, com protocolos, fluxos, normas, rotinas e caracterização do serviço, o plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e ações e serviços da Vigilância em Saúde realizadas pelo Estado.
“Esta comissão tem esse espaço de diálogo onde os gestores têm a oportunidade de debater as condições de saúde da população e as suas necessidades, visando promover uma assistência de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde. Esses temas que trouxemos para a discussão são demandas da Região e que neste encontro poderão ser discutidos, pactuados”, destacou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Dias Noleto.
O espaço de discussão também traz experiências exitosas, a exemplo do município de Palmas que deve apresentar o impacto da estratégia do microplanejamento em vacinação de alta qualidade na rede de saúde do município. “A Comissão Intergestores Regional (CIR) Capim Dourado é um espaço de diálogo, pactuação e, sobretudo, onde os gestores municipais se fortalecem, com as trocas de experiências e discussão de pautas tanto de instrumentos de gestão, quanto de vigilância em saúde. O espaço traz essa possibilidade de apresentarmos as nossas experiências exitosas e ouvirmos as experiências de outros municípios, o que fortalece a rede e consequentemente a assistência a nossa população”, Anna Crystina Mota.
A gestora de Saúde do Município de Tabocão, Maria Odete da Silva Sousa Guimarães, destacou que “o espaço tem essa proposta de discutir as ações e as necessidades de saúde da nossa população, por isso para nós gestores esse instrumento é muito importante, pois por meio dele podemos buscar soluções práticas que nos ajudam a solucionar as demandas de saúde do nosso município”.
Região de Saúde Capim Dourado
A Região de Saúde é composta por 14 municípios, sendo eles: Aparecida do Rio Negro, Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema, Miranorte, Novo Acordo, Palmas, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Teresa do Tocantins, São Felix e Tocantínia. Uma cobertura populacional de 333.566 habitantes.