TechInclusão: União dos Entes Federal, Estadual e Municipal se Compromete em Transformar Vidas de Jovens Através da Capacitação em Tecnologia

O TechInclusão é o maior projeto de qualificação profissional em tecnologia da região Norte realizado pelo Governo Federal, afirmou o Secretário Magno Lavigne do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) durante a aula inaugural.

 

 

A aula inaugural do projeto TechInclusão, realizada na noite desta quarta-feira no auditório da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas, foi um sucesso, e marcou o início de um novo ciclo de capacitação tecnológica para jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

 

George França, coordenador geral do projeto, expressou sua satisfação com a realização da aula inaugural: “Quero agradecer à nossa equipe competente e envolvida, que conseguiu mobilizar mais de 700 pessoas, e aos nossos parceiros. O TechInclusão só tende a trazer benefícios, pois promove inclusão e empregabilidade”, destacou o coordenador .

 

O evento contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o Secretário Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, o Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Promoção de Igualdade no Trabalho do MTE, Ronaldo Barros, o Reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, e o Secretário Municipal da Educação (SEMED), Fábio Barbosa.

 

A cerimônia começou com apresentação cultural da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, com alunos da Escola Municipal Professora Beatriz Rodrigues. Em seguida, as autoridades da mesa ressaltaram a importância do TechInclusão como uma ferramenta essencial para a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas entre os jovens.

 

Segundo o Secretário Magno Lavigne, o TechInclusão, que faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), é o maior projeto desse tipo na região Norte realizado pelo Governo Federal. “Palmas é a capital com maior representatividade desses projetos de qualificação na área de tecnologia”, afirmou o secretário, destacando o impacto positivo da iniciativa.

 

O Secretário Municipal de Educação, Fábio Barbosa Chaves, também esteve presente e enfatizou o exemplo de cooperação entre os governos federal, estadual e municipal que o TechInclusão representa. “Com a presença e a cooperação verdadeira e efetiva entre os entes federativos, a rede de educação se torna integrada, colaborativa e participativa”, disse o secretário .

 

Durante o evento, a aluna Sara Vitória, de 16 anos, destaque na Escola Tom Jobim, recebeu simbolicamente o material do programa, representando todos os alunos e alunas do TechInclusão.

 

Sobre o programa

 

O TechInclusão é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), contemplado pelo Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional do MTE. Conta com a parceria do Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça e prefeituras de Palmas, Porto Nacional, Arraias, Dianópolis e Tocantinópolis, visando capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social com uma formação tecnológica de qualidade.

 

Eduardo Bovolato, reitor da UFT, elogiou a articulação do professor George França para implantar o projeto, e destacou os benefícios socioeconômicos que resultarão em jovens preparados para o futuro e estimulados a entrar numa universidade e cursar um ensino superior. “Essa é uma ação extremamente importante que tem o envolvimento da Universidade Federal do Tocantins em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse alcance permite ao jovem acessar gratuitamente cursos formatados e pensados, com o objetivo final de preparar esses jovens para o mercado de trabalho”, afirmou Bovolato.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.