Tocantins inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite dia 27

A meta deste ano é imunizar mais de 140 mil crianças menores de 5 anos, contra a paralisia infantil.

O Governo do Tocantins promove a partir da segunda-feira, 27, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina é destinada para crianças menores de cinco anos, que não foram imunizadas ou estão com a caderneta incompleta, elevando assim, as coberturas vacinais a fim de evitar a reintrodução do vírus da doença, em todo o país.

Por orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha ocorrerá entre os dias 27 de maio e 14 de junho, sendo 140.192 crianças, a população alvo do Tocantins, neste ano. O ‘Dia D’ de intensificação ocorrerá no sábado, 08 de junho, com ações de mobilização nas 325 salas de vacina do Estado.

A poliomielite é uma doença contagiosa que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar a paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. “A vacinação é a única forma de prevenção e por isso, convidamos todos os pais e responsáveis a levarem seus filhos e parentes às nossas salas de vacina, para que continuemos mantendo as nossas crianças salvas e com a segurança de crescerem sem a presença do vírus”, disse a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Para o início da campanha, o Ministério da Saúde orientou que os municípios utilizem neste primeiro momento as doses da poliomielite que possui em suas centrais de refrigeração, pois as novas serão liberadas para a retirada nas Centrais de Imunização a partir da l segunda-feira, 27, em Palmas e na terça-feira, 28, em Araguaína.

“A nível estadual, nos quatro primeiros meses deste ano, a cobertura da poliomielite já alcançou 97,98% e neste ano, a meta é de 95% em cima das nossas crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade, onde o Tocantins tem mais de 140 mil crianças para se vacinar nessa faixa etária”, acrescentou Diandra Sena.

A imunização

O esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de cinco anos.

Para ser vacinada, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, portando documento de identificação e o cartão de vacina.

Casos
O Tocantins registrou entre os anos de 2020 a 2024, 05 casos suspeitos da doença, mas nenhum teve a confirmação.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.