Governador prevê entrega da ponte de Porto Nacional para o dia 14 de junho

Data foi anunciada durante visita do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e autoridades à estrutura sob o Rio Tocantins, nesta terça-feira (16).

Após quase cinco anos de obras, está prevista para o dia 14 de junho deste ano a entrega da ponte sob o Rio Tocantins, em Porto Nacional, na região central do estado. O anúncio aconteceu durante visita do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) à estrutura, nesta terça-feira (16).

A ponte utilizada anteriormente, construída nos anos 1970 para o trecho da TO-255, foi condenada no ano de 2013 por problemas estruturais e oferecer riscos a motoristas e pedestres. Em 2019, a ponte antiga chegou a ficar quatro meses interditada, mas foi liberada para motos e pedestres. Caminhões e outros veículos de grande porte devem fazer a travessia por balsa.

Em 2015, houve a contratação de empresa para a construção de uma nova ponte. Inclusive, a contratação foi alvo de investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO). As obras só começaram em setembro de 2019. Em janeiro de 2023 o governo prorrogou o prazo de entrega e a previsão seria julho deste ano.

O custo da obra deve ser de R$ 149 milhões. A nova ponte tem 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de estrutura em concreto e 400 metros de aterro.

Acompanhado do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Marcio Pinheiro, e de outras autoridades, o governador participou de uma inspeção feita na estrutura e destacou a data.

“Essa é uma obra importante para o agronegócio, comércio e para a mobilidade das pessoas. O trabalho está chegando na reta final e, com muita alegria, anunciamos que no dia 14 de junho iremos inaugurar a nova ponte de Porto Nacional, mais uma obra importante para a população tocantinense”, disse.

“Chegamos à conclusão de 90% de toda a estrutura e hoje o governador Wanderlei Barbosa será o primeiro a atravessar a ponte de um lado ao outro”, afirmou o presidente da Ageto.

Responsável pela obra, o engenheiro civil da Ageto, Luciano Bertazzi, explicou quais etapas ainda faltam para a conclusão. “Com o fim do lançamento das vigas e dos balanços sucessivos, estamos agora na parte de acabamento. Ou seja, preparando para receber a capa asfáltica, a parte de junta entre partes da ponte e terminando de colocar os guarda-rodas, pintura, o guarda-corpo, metálico para proteção dos pedestres e a parte de cabeamento para receber a parte elétrica e iluminação”, explicou.

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.