Nas duas edições foram devolvidas mais de mil embalagens vazias de agrotóxicos.
Pequenos e médios produtores rurais dos municípios de Palmas e Miracema, foram contemplados nessa quarta-feira, 9, com ações do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Nas duas edições foram devolvidas 1.309 embalagens de agrotóxicos, 300 quilos de embalagens secundárias, beneficiando diretamente 27 produtores.
O gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa ressaltou que nas duas edições, a Agência realizou antes da ação, um trabalho de sensibilização junto aos produtores rurais sobre a importância da devolução das embalagens. “Nosso objetivo é conscientizar os produtores para a retirada deste passivo do campo, por isso, somamos força nesta parceria com as Centrais e os demais órgãos envolvidos neste projeto,” destacou Carlos Cesar.
O produtor rural, João Carneiro esteve na ação de recebimento itinerante em Palmas e agradeceu aos órgãos pela iniciativa. “Eu estou aqui para a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e eu quero parabenizar a Adapec e os demais órgãos pela iniciativa porque é sempre uma grande dificuldade devolver este material, principalmente, o pequeno produtor. Esta oportunidade é de grande valia, pois mesmo uma pessoa que adquiriu uma embalagem de agrotóxico é importante que ele faça o procedimento correto e a devolução. O meio ambiente e a saúde humana agradecem,” pontuou João Carneiro.
As duas edições de RI contaram com a parceria do Governo do Estado, por meio da Adapec, com a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA) e a Central de Pedro Afonso, administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA).