Pensando em presentear no Dia das Mulheres? Confira dicas importantes da Agência de Metrologia sobre compras seguras

Equipe técnica da área de Qualidade reforça que eletroportáteis, cosméticos, perfumarias, roupas e produtos de maquiagem devem contar com a certificação do Inmetro.

 

Na próxima sexta-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza as conquistas femininas e momento em que as celebrações acontecem com a compra de lembranças para familiares e colaboradoras profissionais.

É, também, um momento de aquecimento das vendas no comércio varejista destinado ao público feminino. Produtos de maquiagem, vestuário, cosméticos, perfumes, alimentos e serviços, entre outros, estão à disposição da sociedade.

Para orientar o consumidor, de forma educativa, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), aponta que alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra para evitar problemas e acidentes de consumo. O órgão, que é delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reforça à população a importância de priorizar as relações de consumo com as instituições formalizadas, sejam elas pequenos empreendedores ou grandes redes comerciais.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que a emissão da nota fiscal é a garantia que o consumidor tem no caso de trocas, direitos ou reclamações. “Ao priorizar a aquisição de produtos com o documento, além da legalidade da relação de consumo, muitos aborrecimentos podem ser evitados, haja vista que a nota fiscal baliza a garantia do produto adquirido”, informa o gestor da pasta.

 

Certificação Inmetro é o aval que o produto atende os requisitos de segurança

Todos os produtos certificados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Ele é a principal evidência de que a mercadoria passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. Isso significa menor probabilidade de acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança dos usuários.

Assim, tudo o que o consumidor compra e que possui a certificação, é um produto que merece confiança, podendo ser adquirido com a certeza de que segue os regulamentos e a legislação e que oferecem segurança no seu uso, desde que, evidentemente, sejam utilizados dentro de suas aplicações e com os cuidados necessários.

 

 

Perfumes e cosméticos são produtos pré-medidos

No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação da Agência de Metrologia é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.

 

Roupas – consumidor deve estar atento à etiqueta

Nela deve conter todas as informações necessárias para o consumidor: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

Vale destacar que algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo.

A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário e a garantia de que o uso correto não trará problemas.

 

Irregularidades devem ser denunciadas

O consumidor que quiser contribuir com o trabalho da Agência de Metrologia, ao detectar possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM. O órgão disponibiliza canais diretos com o consumidor: telefone 3218-2076 ou 162 e pelo e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Recomendações

Patrocinado

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.